53,76 kWp
168 módulos fotovoltaicos Jinko 320 watts
01 inversor PHB 25 KW + 01 inversor PHB 20 KW
A Academia Dojokai Club disponibiliza várias modalidades para os seus clientes como: musculação, aeróbica, dança, karatê, jiu jitsu, kick boxing, pilates, hidroterapia, hidroginástica, natação. São mais de 1.000 m² de muita alegria e agitação.
Cumpre ressaltar inicialmente que o primeiro contato que tivemos sobre o assunto, energia solar, foi através de uma palestra no ano de 2015, promovida pelo Rotary Club da cidade de Itabaiana.
Desde o primeiro momento ficamos interessados sobre a possibilidade de instalar este tipo de energia renovável e sustentável. Infelizmente, o que fez a gente não ir a frente ao projeto foi, justamente, os altos custos de investimentos com a aquisição dos equipamentos, e, principalmente o lapso temporal necessário para retorno do investimento que girava em torno de 10 (dez) anos.
No mês de junho de 2017, o representante da Retrofit Solar, o Eng. Rony Lisboa, nos fez uma visita institucional explanando sobre o sistema solar. O que mais nos chamou a atenção foi a condição inovadora de aquisição na forma aluguel, no qual, não precisaríamos investir nenhuma quantia, assim como despesas de manutenção.
A Academia Dojokai Club sempre primou pelo conceito de saúde física e mental, e na sua área de atuação procura ser inovadora para proporcionar uma boa qualidade aos seus colaboradores e naturalmente excelência na prestação dos serviços aos seus usuários.
De imediato, percebemos que este seria o momento adequado para enveredarmos neste projeto de captação de energia alternativa e limpa, dando uma pequena contribuição para um planeta saudável.
São 02 (dois) meses de instalação e funcionamento do sistema solar, apesar do inverno rigoroso, no primeiro mês completo com o novo sistema, conseguimos superar as expectativas mais otimistas, onde iremos pagar, apenas, à taxa mínima a companhia energética.
É importante destacar que além de pagarmos a taxa mínima, temos um crédito de mais de 1.000 kw junto a Energisa, o que nos possibilita planejarmos uma série de investimento como: aquisição e troca de equipamento, aperfeiçoamento do marketing e melhoria na estrutura física.
A Dojokai possui uma piscina 6m x 18m, coberta e aquecida, utilizando-se gás GLP, acarretando um grande custo de manutenção. Diante da expectativa de gerarmos um crédito de produção, estamos analisando a viabilidade de trocarmos o sistema de aquecimento a gás pelo elétrico, tendo em vista a carteira de créditos de energia produzida.
Em maio de 2017, o empresário Robison Macedo resolveu economizar através de energia solar, no caso em questão se tratava uma conta de energia em torno de R$ 5000 reais. Foi visto que seu estabelecimento tinha área suficiente para os módulos solares, mas que as terças (peça que segura as telhas de fibrocimento) não eram fortes o suficiente suportar o peso das telhas de fibrocimento, das placas de gesso e dos módulos fotovoltaicos. O desafio estava lançado, como instalar o sistema solar sem utilizar as terças do telhado.
Depois de muita conversa com o empresário Robison, o engenheiro da obra e a empresa responsável pela estrutura, a solução foi utilizar as tesouras de concreto e o mínimo possível das terças. Isso foi feito colocando uma estrutura de perfis, mais robusta, acima das telhas e fixa nas tesouras (espaçadas a cada 5 metros) e em pontos estratégicos das terças que gerassem o mínimo possível de esforço na mesma. Com isso os módulos ficaram apoiados nessa estrutura que atua como vigas e as tesouras como pilares.