8,58 KW
26 módulos fotovoltaicos Canadian 330 watts
01 inversor Fronius 8.2 KW
José Jorge chegou na Retrofit Solar através de uma empresa arquitetura, o qual selecionou a Retrofit Solar por causa da solução técnica e comercial. Além disso, só a Retrofit Solar tinha pós-venda.
O desafio encontrado foi a área disponível na cobertura da residência, pois o cliente quis investir tanto em energia solar para a geração de energia elétrica, quanto a utilização da energia solar para aquecimento de água. Com isso, foi necessário o estudo de qual o melhor local para a instalação do sistema solar para que o mesmo não fosse afetado pela sombra gerada pela caixa d’água. Com isso, o sistema fotovoltaico teve que utilizar duas áreas da cobertura fazendo com que fosse necessária uma solução para que os módulos fossem instalados na mesma orientação e inclinação nestas duas áreas. Além disso, outro desafio encontrado foi a necessidade de entregar a solução ao cliente para que algumas lâmpadas ficassem acessas na falta de energia, como também os motores da estação de tratamento de esgoto instalado na residência funcionassem durante uma possível falta de energia. No entanto, o cliente não tinha interesse em utilizar um gerador de energia a combustível para esse fim.
Fizemos a aquisição antes mesmo da chegada dos equipamentos, de todo o cabeamento de energia solar, para que fosse instalado logo para poder colocar o gesso na casa, como também criamos a estrutura de fixação que atendesse os requisitos do cliente, e a impermeabilização foi realizada logo após a instalação da estrutura. Para o desafio da utilização das duas áreas foi feita a simulação de sombra no software para escolher qual a melhor área deveria ser utilizada para que a sombra não influenciasse a eficiência do sistema fotovoltaico. Para o desafio de que algumas lâmpadas da residência ficassem ligadas, bem como as bombas da estação de tratamento funcionassem, mesmo na falta de energia, a equipe de engenharia solucionou o desafio com um projeto off grid que é alimentado pelo próprio sistema fotovoltaico, garantindo que mesmo na ausência de fornecimento de energia pela rede concessionária as bombas e as lâmpadas funcionem.